A TLM – Transportes e Logística Moderna Ltda. é uma empresa voltada para o transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias secas e refrigeradas, que esta no mercado a mais de 18 anos, e possui missão, visão e valores definidos através deste Código, que define e explicita nossa postura profissional a todos com quem nos relacionamos: concorrência, clientes, fornecedores, colaboradores, comunidade, e tem por objetivo principal servir como orientação aos colaboradores, no exercício de suas atribuições, de forma a garantir a lisura e a integridade na prestação dos serviços e no relacionamento com os clientes, fornecedores, concorrentes e todas as pessoas de um modo geral.
Princípios
A TLM – Transportes e Logística Moderna LTDA tem suas ações norteadas pelos seguintes princípios:
– O respeito como base de todos os relacionamentos. Isso implica o reconhecimento à existência do outro e a defesa da dignidade da pessoa humana.
– A justiça, cujo significado é igualdade na diferença, defesa do exercício dos direitos de todas as naturezas por todos os indivíduos e segmentos da sociedade.
– A solidariedade, sinônimo de empenho na promoção de ações favorecedoras do crescimento e realização de todos e cada um.
– O diálogo, como partilha e confronto de ideias, na perspectiva da ampliação do conhecimento e do enriquecimento coletivo da cultura.
Esses princípios, estreitamente articulados entre si, podem ser reconhecidos pela presença dos seguintes valores nas nossas atitudes profissionais:
– A honestidade e a retidão na condução de nossos negócios.
– A estrita observância da Lei e da ordem pública.
– A responsabilidade na realização de ações de efetivo benefício coletivo.
– A busca da excelência, expressa na qualidade de nossos serviços.
– O compromisso com a busca da verdade e a defesa rigorosa de sua presença nas relações internas e externas de trabalho.
– A humildade e a coragem no enfrentamento dos desafios.
– A integridade na construção e preservação do nosso patrimônio e de nossa imagem na sociedade.
Relacionamentos
Relação com a Concorrência:
Compromissos da empresa
- Manter relações profissionais com os concorrentes baseadas no respeito. Essas relações devem ser preferencialmente estabelecidas através de associações de classe.
- Utilizar práticas comerciais respeitando as leis.
Compromissos dos colaboradores
- Agir sempre de forma ética, e respeitar as empresas concorrentes, sem cometer atos que possam denegrir a imagem das mesmas.
Relação com os Clientes:
Compromissos da empresa
- Incentivar o relacionamento duradouro e de confiança mútua com os clientes.
- Atender o contratado com os clientes, respeitando seus direitos e deveres, e fornecendo serviços conforme especificações técnicas e legislações pertinentes.
- Ser pró-ativo no atendimento às necessidades dos clientes, atuando nas demandas de forma ágil e eficaz.
Compromissos dos colaboradores
- Manter grau de profissionalismo e respeito no trato com os clientes, proporcionando-lhes serviços de apoio com cortesia e presteza.
- Preservar a confidencialidade dos dados de todos os clientes da TLM – Transportes e Logística Moderna Ltda.
Relação com os Fornecedores:
Compromissos da empresa
- Incentivar o relacionamento duradouro e de confiança mútua com seus fornecedores.
- Levar em consideração além dos indicadores econômicos e financeiros, as condições comerciais e a qualidade dos serviços oferecidos, bem como o comportamento ético e socialmente responsável para selecionar e manter fornecedores.
Compromissos dos colaboradores
- Obedecer a critérios técnicos, éticos, imparciais e basear-se nas necessidades da empresa para escolher, qualificar, contratar e manter fornecedores.
Relação com os Colaboradores:
Compromissos da empresa
- Ter relacionamento com os colaboradores baseado em confiança, integridade, comprometimento, transparência e liberdade de expressão nas relações de trabalho, bem como no respeito e na valorização do ser humano, em sua privacidade, individualidade, opção sexual, credo religioso e dignidade.
- Desenvolver mecanismos que propiciem segurança, bem estar e a manutenção da saúde de seus colaboradores.
- Proporcionar condições para o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, ressaltando que a busca pelo autodesenvolvimento é responsabilidade de cada um e reconhecendo as diferenças individuais de desempenho.
- Reconhecer o esforço e o comprometimento de seus colaboradores para melhorar o resultado do trabalho.
- Garantir que informações pessoais, inclusive médicas e sobre benefícios, sejam restritas ao próprio colaborador e ao pessoal responsável pela guarda, manutenção e tratamento destas informações. As solicitações, análises e repasses destas informações somente são feitas por quem tem o poder para tanto, nos exatos termos da legislação e disposições normativas, bem como para fazer prova em juízo, de acordo com orientação da área jurídica.
- Capacitar e promover o ingresso no mercado de trabalho das pessoas com deficiência. Ter como meta assegurar a cidadania, qualidade de vida e o desenvolvimento das habilidades destas pessoas.
Compromissos dos colaboradores
- Utilizar o patrimônio e as informações da empresa somente para fins de trabalho e de interesse da mesma.
- Ter responsabilidade e comprometimento com a missão, os valores, as metas e os objetivos da empresa.
- Representar a empresa junto ao público externo e à imprensa somente quando autorizado pela Diretoria, respeitando o princípio de preservar a imagem da empresa.
- Usar o horário de trabalho somente em atividades de interesse da empresa.
- Utilizar as ferramentas de trabalho que a empresa disponibilizar, tais como máquinas, automóveis, computadores, e-mails, telefones etc., tão somente para finalidade de interesse da empresa.
- Somente compartilhar informações confidenciais com outros colaboradores, na medida em que elas sejam necessárias para desempenhar suas funções na empresa.
- Manter sigilo perante terceiros de todo o conhecimento e informações, incluindo métodos, processos, planilhas de custos, propostas comerciais, informações tecnológicas, propriedade intelectual, segredos comerciais, informações contábeis, financeiras, societárias e todas as outras relacionadas com as atividades da TLM – Transportes e Logística Moderna Ltda. e que constituem sua propriedade exclusiva.
- Não utilizar o cargo, a função, a posição hierárquica ou de influência, com a finalidade de obter qualquer favorecimento para si ou para terceiros.
- Não aceitar presentes de clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes, excetuando-se brindes claramente identificados e sem valor comercial significativo.
- Presentes de valor significativo que, por qualquer motivo, não possam ser devolvidos serão obrigatoriamente incorporados ao patrimônio da TLM – Transportes e Logística Moderna Ltda.
- Não submeter ou aceitar situações de assédio moral (entendido como o ato de desqualificar repetidamente, por meio de palavras, gestos ou atitudes, a autoestima, a segurança ou a imagem do empregado em função do vínculo hierárquico ou não).
- Não submeter ou aceitar situações de assédio sexual (entendido como ato de insinuação sexual que atinge o bem-estar de uma mulher ou de um homem, ou que constitui um risco para sua permanência no emprego).
- Comunicar e envolver seu superior hierárquico em qualquer fato ou decisão que diga respeito aos interesses da empresa.
Relação com entidades sindicais:
Compromissos da empresa
- Manter bom relacionamento com as entidades sindicais, tratando de assuntos de interesse da organização de forma imparcial.
Compromissos dos colaboradores
- Proceder de forma que não haja interferência em sua atuação profissional, em eventuais atividades sindicais.
Compromisso com o Meio Ambiente:
Compromissos da empresa
- Elaborar, por em ação e manter instalações e sistemas de forma a minimizar riscos através de aplicação de melhores práticas ambientais e de segurança, visando atender a legislação e normas em vigor.
Compromissos dos colaboradores:
- Respeitar o meio ambiente em todas as atividades, utilizando os recursos naturais sem desperdícios, prevenindo a poluição e descartando os resíduos de forma adequada.
Condições Gerais:
Vigência
- O presente Código de Conduta ética da TLM – Transportes e Logística Moderna Ltda. entra em vigor a partir do mês de agosto de 2013 e vigorará por prazo indeterminado.
Gestão
- A gestão do presente código é de responsabilidade da Diretoria Administrativa da TLM – Transportes e Logística Moderna Ltda.
- É dever de cada empregado da TLM contribuir para que este código seja respeitado. Se houver alguma dúvida sobre a conduta a ser adotada em suas atividades ou se tiver conhecimento de violação ao código, solicitar orientação ao seu supervisor ou encaminhar seu questionamento a Diretoria Administrativa.
Divulgação
- Para que surtam os efeitos desejados, o presente código , bem como o termo de compromisso e recebimento, estarão disponibilizados no site da empresa e também serão entregues a todos os colaboradores, clientes e fornecedores para que sejam lidos e assinado por cada um.
A TLM – Transportes e Logística Moderna Ltda., deixa claro que é contra toda e qualquer tipo de prática de: uso de mão de obra escrava (trabalho forçado); uso ilegal no trabalho e exploração de crianças e adolescentes; exploração sexual e discriminação com base em raça, origem étnica e social, sexo, religião, credo ou convicção política, incapacidade, preferência sexual ou qualquer outro parâmetro proibido por lei.